Com vistas `a construção do conhecimento, não bastam os recursos tecnológicos: a interatividade, a colaboração e participação dos alunos – em sala, em rede – é fundamental!
Dentro do que dispõe a CIBERCULTURA – entendendo que conhecimento e comunicação são aliados e só prosperam num ambiente colaborativo – a título de exemplificação, abaixo temos vídeos que discutem o quanto a logística empregada, mas também a forma de comunicação usada, são fundamentais na superação de uma pedagogia de transmissão, na qual o aluno é elemento passivo no processo de ensino – aprendizagem.
Dentro de uma nova postura, o diálogo com o aluno num mesmo patamar – seja em sala, seja em rede – permitindo a este que exercite a sua iniciativa, criatividade, participação faz todo o diferencial. O que se pretende é a superação da comunicação linear, da comunicação massiva, abrindo-se espaço para a participação coletiva, a fim de construir uma aprendizagem coletiva e a cocriação do conhecimento. Nesse contexto o professor é mediador, facilitador, mas também aprendiz, estando não sobre, mas ao lado do aluno em todo o processo.
WEBBIBLIOGRAFIA:
O que é cibercultura?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hCFXsKeIs0w
Acessado em 08/03/2014.
Educação em rede.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo
Acessado em 08/03/2014.
Educação interativa
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vqKk95rnhfE
Acessado em 08/03/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário