sexta-feira, 7 de março de 2014

Contribuições de Paulo Freire para superação da Pedagogia da Transmissão

Paulo Freire nos ajuda a pensar em uma nova pedagogia onde é possível “ver” o aluno como um sujeito histórico que cria a sua própria realidade, sendo capaz de dialogar e exercer sua capacidade crítica e sua autonomia tendo como fundamentos, o conhecimento adquirido (Figuras 1 e 2). Uma pedagogia que possibilita ao professor enxergar o aluno não como mero receptor de informações segundo uma pedagogia da transmissão, mas como detentor de informações e conhecimentos que tem competência para interagir com o conhecimento que lhe é apresentado por meio de suas próprias reflexões. Assim, o nosso papel como educador deve ser mediador entre o conhecimento e o aluno que contribui com suas opiniões e conclusões. 

Segundo Freire (1983:66):

O educador faz “depósitos” de conteúdos que devem ser arquivados pelos educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante. O educador será tanto melhor educador quanto mais conseguir “depositar” nos educandos. Os educandos,  por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto mais conseguirem arquivar os depósitos feitos. 

Figura 1 -http://peducativopfelipe2009.wikispaces.com/Orientaciones+metodol%C3%B3gicas


Figura 2 - http://filosofianosolon.blogspot.com.br/2011/02/o-primeiro-dia-de-aula-gabriel-chalita.html


Referências Bibliográficas



Um comentário:

  1. Aliás, recomeçar é o que se tem de melhor a fazer. Inúmeras vezes precisaremos recomeçar do zero, sem pular etapas, mas enterrar o passado e escrever de uma forma diferente nas próximas páginas desse livro cheio de histórias que é a educação. A pedagogia da transmissão ficou obsoleta e devemos estar conscientes que a nossa tarefa é inovar a prática pedagógica!

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